A história do Colégio Brasileiro de Patologia Animal e da revista “Pesquisa Veterinária Brasileira”

O antigo Instituto de Biologia Animal (IBA) do Ministério da Agricultura, hoje Setor de Anatomia Patológica (SAP) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), tinha como objetivo realizar diagnóstico de doenças, principalmente em bovinos, a nível nacional e, a partir dos diagnósticos, elaborar métodos de controle e profilaxia de enfermidades de rebanhos. A primeira revista que publicava os resultados de pesquisa do IBA foram os “Arquivos do Instituto de Biologia Animal” (1959-1961) que foram continuados com a Série Veterinária da “Pesquisa Agropecuária Brasileira” (PAB) (1968-1976) editada pela Embrapa.

Após a descontinuação da Série Veterinária da PAB, o Dr. Jürgen Döbereiner estudou as possibilidades para suprir a perda dessa revista científica veterinária. Em contato com o diretor geral do departamento técnico-científico do CNPq, Prof. Manoel da Frota Moreira, o Dr. Jürgen Döbereiner solicitou ajuda para publicar uma revista veterinária de âmbito nacional. Para que o CNPq pudesse dar seu apoio, o Prof. Frota Moreira sugeriu criar uma associação científica, que respondesse como pessoa jurídica da revista científica.

Assim o Colégio Brasileiro de Patologia Animal (CBPA) foi criado com a finalidade principal de editar uma revista específica, mas com suficiente abrangência, da medicina veterinária, a atual “Pesquisa Veterinária Brasileira” (PVB). Foram fundadores os Médicos Veterinários Dr.h.c. Jürgen Döbereiner e os professores Carlos Hubinger Tokarnia, Severo Sales de Barros, Jerome Langenegger, Hugo Edson Barbosa de Rezende, Rubens Pinto Melo e Laerte Grisi, que assinaram em 1978 a ata de constituição do CBPA. Essa associação reuniu pesquisadores do Instituto de Biologia Animal, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e de outros centros de pesquisa de referência na área de Patologia Veterinária do Brasil.

Na época da criação do CBPA, o Dr. Jürgen Döbereiner, membro fundador da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), idealizava uma revista científica para abordar, sobretudo, temas como doenças de importância econômica de animais de produção; porém os fascículos da publicação existentes até o presente eram generalistas na área de Medicina Veterinária.

A revista “Pesquisa Veterinária Brasileira” iniciou-se seguindo o modelo internacional de periódicos publicados por Sociedades Científicas. Sendo assim, diferente da maioria das revistas brasileiras que são editadas por universidades. O apoio editorial ao CBPA foi praticamente desde o início pela Neotécnica Editora Ltda que permaneceu prestando seus serviços como Publisher à revista por mais de 34 anos.

Em março de 1981, com a criação do Programa de apoio à Publicações Científicas do CNPq o primeiro fascículo trimestral da “Pesquisa Veterinária Brasileira” (PVB) foi publicada. Já com este fascículo da revista foi indexada pelo Institute for Scientific Information (ISI) Philadelphia (hoje Thomson Reuters) e o Veterinary Bulletin, entre outros. Após a projeção positiva e aumento de números de artigos publicados a PVB passou a receber grande quantidade de artigos submetidos e, a partir de 2007, passou a ser de periodicidade mensal e incorporou outras áreas, além de Animais de Produção/Livestock Diseases, passou a abordar assuntos de outras áreas, como Pequenos Animais/Small Animal Diseases, Animais Selvagens/Wildlife Medicine (em colaboração com a Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens, Abravas), e a área de Morfofisiologia/Animal Morphophysiology (em colaboração com o Colégio Brasileiro de Anatomia Animal, CBAA).

Em 2015, com o objetivo de somar forças, a PVB estabeleceu uma parceria com a Scielo e a Embrapa. No qual a Embrapa assumiu a responsabilidade de imprimir e distribuir os fascículos. Posteriormente o CBPA entendeu que para o futuro da PVB com vistas a se tornar uma revista cada vez mais lida, a parceria entre SciELO, Embrapa e a PVB teve fim.

Atualmente, a revista “Pesquisa Veterinária Brasileira” (Brazilian Journal of Veterinary Research) é uma revista bilíngue mas procura publicar, cada vez mais, artigos em inglês. A partir de 2018 os artigos de três áreas da PVB serão publicadas exclusivamente em inglês e apenas a área Animais de Produção/Livestock Diseases publicará artigos em português ou, de preferência, em inglês, todos os artigos em inglês com Resumo em português. Essa política editorial se resume aos primórdios da PVB que foi criada para contribuir à solução de problemas sanitários dos rebanhos do campo na área da Patologia Veterinária em sentido amplo no Brasil.

Com a avanço da tecnologia, a disponibilização de versões on-line e do Sistema ScholarOne pela Scielo, a PVB alcançou alto padrão científico e publica atualmente cerca de 1.400 páginas por ano. Recentemente a CAPES forneceu qualificação A2 à PVB, que torna a revista muito requisitada pelos pesquisadores no Brasil e em outros países.

O CBPA tem seu estatuto próprio e uma estrutura organizacional de cargos e funções na qual o editor-geral da revista Pesquisa Veterinária Brasileira, Dr. Jürgen Döbereiner, é o presidente deste Colégio deste 1978. Em 2016, a Diretoria do CBPA eleita foi composta por Jürgen Döbereiner (Presidente), Pedro Miguel Ocampos Pedroso (Vice-Presidente), Tiago da Cunha Peixoto (Primeiro Secretário) Luciano da Anunciação Pimentel (Segundo Secretário), Daniel Guimarães Ubiali (Primeiro Tesoureiro) e Saulo Andrade Caldas (Segundo Tesoureiro), com gestão até março de 2020.

O CBPA, além de publicar a PVB, promove o intercâmbio entre pesquisadores, realiza cursos de atualização e reúne seus sócios e demais pesquisadores anualmente, através de dois eventos científicos bianuais intercalados, o Encontro Nacional de Diagnóstico Veterinário (Endivet) e o Encontro Internacional de Saúde Animal e Prevenção (Enisap). Em 2018 o 10o ENDIVET será realizado em Recife/PE e em 2019 o 5o ENISAP ocorrerá em Cuiabá/MT.

Jürgen DöbereinerSeropédica/RJ, em 4.12.2017

Colégio Brasileiro de Patologia Animal SciELO Brasil CAPES CNPQ UFRRJ CFMV